"Justiça Jovem": Expectativa vs Realidade
- Roniel
- 13 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Como a série animada da DC consegue superar todas as expectativas e apresenta um conteúdo bem feito e com ótimas sacadas.

Lembro da primeira vez que vi “Justiça Jovem”. Estava na “febre” dos super heróis e eu queria consumir o máximo que conseguisse do que estivesse disponível, sendo animação, filme ou série.
Eu devo ter visto os 5 primeiros episódios da Primeira temporada. Inicialmente achei aquela série razoável. Uma boa animação, personagens legais... Mas teve um fato que ficou vívido na minha cabeça: uma missão dos jovens que eles deveriam proteger uma Cientista.
Na missão, eles encontravam problemas com uns vilões que surgiram no local e as cenas de luta do episódio ficaram muito bem feitas. Além disso, todo o desenrolar da missão foi muito bem planejado em termos das dificuldades encontradas pelos heróis assim como pela solução bolada para o problema.
Eu terminei de ver, fiquei com um leve gosto de “quero mais”, mas não retornei para a série por acreditar que aquilo seria um fato isolado e que eu não deveria esperar mais de uma simples série animada.
Pois bem, o tempo passou e a lembrança ficou.
Falando em lembrança, nos primeiros dias de 2018 me peguei procurando a série no serviço de streaming da Netflix. Eu havia lido em algum lugar que ela entraria no catálogo em Janeiro.
Encontrei a série, revi o episódio que nunca mais saiu da minha cabeça e resolvi assistir aos próximos em sequência. Uma forma de ajudar a passar as tardes de férias.
O que encontrei foi algo extremamente surpreendente de tão bom. “Justiça Jovem” não é só mais uma série de desenho ou “de criança”. Os temas abordados aliado à maneira como são abordados fazem dessa série um ótimo produto.
As cenas de lutas continuaram muito bem feitas, os personagens receberam um tratamento especial, com seus problemas e suas peculiaridades. E a trama como um todo ganhou aspectos sérios e dignos de uma série televisiva.
Apenas para citar: todo o mistério envolvendo Artemis e sua família; a questão da liderança do grupo estar dividida; a existência do famoso “X-9” entre os membros e o possível romance entre Superboy e Miss Marte.
As sacadas e soluções também são de se admirar: a existência do uniforme modo furtivo para a equipe; o fato de sua comunicação ser estabelecida via telepatia (proporcionada por Miss Marte); as táticas da equipe em suas missões; os conflitos internos existentes.
Claro que a série possui seus defeitos. Falando de primeira temporada ainda existem alguns episódios que são claramente do conceito de “vilão da semana” e que podem muito bem ser pulados (foi o que fiz). Fora isso, quando a criatividade falha em alguns momentos, as soluções para os problemas dos jovens são retiradas de algum lugar que não a lógica e acabam passando e ficando por isso mesmo. Fora o fato de todos os personagens morarem em cidades diferentes e conseguirem se reencontrar na velocidade da luz.

Young Justice, season 1
Quando finalmente terminei a primeira temporada logo veio a vontade de ver a segunda. Mas com essa vontade também veio a “Síndrome da Segunda Temporada”, impressão de que todas aquelas expectativas ruins da série iriam enfim acontecer no Ano 2. Ao assistir o Primeiro Episódio e ver que a temática seria de Invasão Alien então...
Mas que nada. A segunda temporada se mostrou ser melhor que a primeira. É uma evolução de todos os aspectos bons apresentados. O tempo passou (5 anos) e tudo amadureceu na série. O alívio cômico ainda continua, mas os detalhes das missões, a trama elaborada, os conflitos dos personagens são apresentados de maneira excelente.
Todo o núcleo envolvendo o Besouro Azul, o triângulo amoroso entre Superboy, Miss Marte e Lagano; a profecia do futuro trazida por Impulso; os conflitos internos do Arqueiro Vermelho; o segredo de Aqualad; os plot twists... Enfim.

Young Justice, season 2
“Justiça Jovem” mostrou ser uma série digna de apreciação e respeito. Parabéns aos criadores por trazerem uma história tão boa com elementos tão cativos. Um belo exemplo de que às vezes a expressão “Expectativa vs Realidade” pode significar algo muito bom.
P.S: e falando de expectativas, foi confirmada a produção da Terceira temporada da série com previsão de lançamento para o fim de 2018. Aguardando.
Comments