top of page

O "Ponto de virada" nos filmes

  • Foto do escritor: Roniel
    Roniel
  • 21 de jan. de 2018
  • 4 min de leitura

Como esse importante aspecto de histórias de ficção aparece em alguns exemplos de filmes famosos.

ree

“Ponto de virada” é o momento de uma narrativa ficcional (um livro, uma série, um filme, uma hq) onde a história que está sendo contada deixa de ser apenas mais um recorte do dia a dia de um personagem e passa a ser a aventura propriamente dita a qual está proposta pela peça de ficção.


É a morte do Comediante em Watchmen (Watchmen, 2009); é a compra do sistema operacional individual em Ela (Her, 2013); é a gravidez acompanhada da viagem para longe de seu melhor amigo em Simplesmente Acontece (Love, Rosie, 2014); é o oferecimento voluntário em vez da jovem irmã em Jogos Vorazes (Hunger Games, 2012).


Quando se está elaborando uma obra ficcional, seguindo ela  a estrutura  do gênero  que pertence, este  ponto tão  importante deve vir no momento mais adequado possível. É necessário perceber que antes do "Ponto de virada" deverá existir na história uma boa ambientação daquilo que se quer contar: um antecedente do personagem principal, uma situação de contexto geral do local onde se passa a história, uma relação prévia do personagem com alguém importante... Enfim.


Baseado nisso é que nasce a tamanha importância de pôr este ponto em um local “encaixado”. Uma vez que se tenha uma peça de ficção onde o chamado para a história em si acontece muito tarde, é bem capaz daquela unidade narrativa se tornar algo “chato” para o apreciador. Algo monótono para ele, como por exemplo num livro onde o ponto de virada se encontre para além do Capítulo 5, mais ou menos (dependendo da história, é claro).


Da mesma forma uma inadequação pode surgir quando se traz esse ponto para muito próximo do começo da história. A reação nesse caso não é mais a monotonia e sim um impacto exagerado para quem está começando a apreciar a história. O termo “mostrar a que veio” pode soar alguma vezes como inadequado, principalmente se não for dada a atenção necessária para os antecedentes dos componentes da história.


Pois bem, uma visto do que se trata o “Ponto de virada” e suas diferentes formas, ficam aqui abaixo diferentes filmes que lançam desse ponto em diferentes momentos, fazendo desse fato algo bom ou ruim para o seguinte desenvolvimento.


Vingadores (Avengers, 2012)

ree

O primeiro filme a reunir tantos super heróis em uma mesma produção foi um sucesso inegável de público e crítica. A curiosidade aqui fica por conta do aparecimento do “chamado para a aventura” logo nos primeiros minutos da trama, na primeira cena. Tal imediatismo é explicado pelo background já dado a cada personagem com seus filmes individuais e pelo fato de não poder se perder tempo com tantas pessoas tendo que aparecer em tela em duas horas e meia.


É quando o vilão Loki surge no portal criado pelo Tesseract que está em teste na base da S.H.I.E.L.D. é esse o ponto que causa a reunião dos super heróis, logo é ele o ponto de virada para a história dos Vingadores.


Super 8 (Super 8, 2011)

ree

No longa de ficção científica Alienígena com crianças metidas a cineastas, o ponto de virada acontece em um momento adequado, aproximadamente pelos 20 minutos de filme.


São dados todos os antecedentes necessários para a construção da história e o ponto de virada aqui é quando em uma bela noite de gravações para seu filme caseiro, os meninos presenciam um acidente gravíssimo envolvendo um carro e um trem que trazia peças alienígenas...


Ruby Sparks, a namorada perfeita (Ruby Sparks, 2012)

ree

Na comédia romântica onde um escritor cria uma mulher perfeita com a sua imaginação, o ponto de virada (que é justamente quando ela aparece pela primeira vez) fica um pouco deslocado para longe...


Se me recordo bem deve ocorrer por volta dos 30 minutos de filme. Por se tratar de uma comédia romântica o background dado ficou muito extenso (o que deixou a história um pouquinho monótona) e o ponto de virada ficou muito tardio. Nada que apague o brilho deste belo e singelo filme.


Aliados (Allied, 2016)

ree

Aqui está o exemplo mais curioso do post. A proposta de Aliados é sobre uma história de um casal de Agentes que se conheceu na II guerra e que depois de um tempo de casado passou a se existir uma desconfiança se a mulher da relação era uma espiã alemã.


O fato aqui é que essa desconfiança só aparece no filme depois de uma hora e meia...

Por durante todo esse tempo é apresentado o background de um casal que se conheceu em meio à guerra e que vive uma vida tranquila como uma família normal...


Por mais intrigante que possa parecer este fato não deixou o filme ruim, ao meu ver. Ele foi criticado quando lançado, mas para mim ainda é uma ótima história.


Clube dos Cinco (The breakfast club, 1985)

ree

E para finalizar o post Aqui está um exemplo em que “não há” ponto de Virada.


Algumas pessoas poderão discordar de mim quando eu afirmo que este filme não possui ponto de Virada. Mas por uma simples questão de observação, fica claro que o filme é uma sucessão de momentos durante um dia de Detenção na escola. A evolução da narrativa aqui é dada de maneira gradual, sem necessariamente ter um ponto fixo para começo da história.

 
 
 

Comments


Interestelar

"O amor é a única coisa capaz de transcender as dimensões do tempo e do espaço.”

  • Preto Ícone Facebook
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

© 2017 por Roniel Venâncio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page